O contexto atual impõe desafios computacionais para a gestão de carteiras de clientes inadimplentes e, para tratar sobre este tema, entrevistamos o Dr. Luiz Fernando Bono Milan, professor de gestão e análise de TI, especialista no assunto no Brasil e fundador do REVICT (Plataforma para Gestão de Cobrança). Luiz Fernando Bono Milan é doutor em Administração de TI pela Fundação Getulio Vargas, conta com extensão acadêmica em TI em reconhecidas instituições, entre elas, MIT (Massachusetts Institute of Technology), e atua há 18 anos no mercado de TI voltados para gestão de carteiras de créditos adimplentes e inadimplentes.

Quais são os principais desafios do desenvolvimento de software voltado para a gestão de cobrança?

O desenvolvimento de software é um desafio por si só. Quando ele é desenvolvido para a cobrança, eu vejo que a maior dificuldade é atender às especificidades da carteira de crédito de cada credor e às especificidades de cada operação de recuperação de créditos, pois uma considerável parte do software precisa ser totalmente adaptada para atender às políticas e características do departamento que realiza esta cobrança.

Você pode nos dizer um fator muito importante no desenvolvimento de uma solução para a gestão de cobrança?

Um sistema, ou software, é um trabalho intelectual moroso e exige mão de obra especializada. É algo parecido com a produção de um livro, envolve autor ou autores, ilustrador, revisor, editor, etc, e, com o passar do tempo, todo trabalho precisa ser revisto, como nas edições dos livros, para correção de erros e atualizações devido às alterações e avanços que ocorrem constantemente em nosso cotidiano. Em outras palavras, é um trabalho constante, que ocorre de forma ininterrupta quando há pessoas utilizando um determinado sistema. Os mercados estão se transformando em uma velocidade maior atualmente, e quando não há o trabalho de evolução constante e absorção de inovações, normalmente o sistema deixa de acompanhar as necessidades no negócio rapidamente, se tornando inútil.

Para uma empresa que busca eficiência no departamento de contas a receber e cobrança, quais pontos são fundamentais analisar?

A empresa precisa estar preparada para a migração e integração de sistemas, algo que envolve dedicação, boa vontade e tempo dos profissionais da empresa. Além disso, a empresa deve buscar um sistema que contemple todas as ferramentas tradicionais e, também, as inovadoras de cobrança para a implantação das estratégias da empresa em sua totalidade. É muito comum observarmos empresas grandes utilizando três até quatro sistemas para implementar estratégias amplas de cobrança, como cobrança interna, cobrança automática, cobrança externa com escritórios, fintechs, etc. Aliás, temos contribuído muito nesta demanda atual do mercado.

Por fim, é importante buscar um sistema que seja facilmente escalável, que esteja preparado para o atual contexto tecnológico, como cloud computing e acesso por diferentes dispositivos e sistemas operacionais.

O que é SaaS e por que isso é uma vantagem num sistema de cobrança?

SaaS significa software as a service, em português, software como serviço, é um modelo atual de comercialização de software que traz muitas vantagens para as empresas contratantes, não só para sistemas de cobrança, mas para qualquer tipo de software. Quando uma empresa contrata um sistema no modelo SaaS, ela não precisa se preocupar com muitos custos e preocupações envolvidos em fazer o software funcionar ininterruptamente, pois o fornecedor do sistema ser responsabiliza por toda esta parte. Uma empresa para manter um sistema funcionando de forma satisfatória, precisa de servidores, ambientes adequados para colocá-los, profissionais especializados para administrar este ambiente e os servidores e vários outros detalhes dispendiosos. Os SaaS são geralmente oferecidos nos melhores data centers do mundo, que contam com os melhores especialistas em cada detalhe técnico necessário para manter os sistemas sempre disponíveis e seguros. Cada vez mais, executar os sistemas no modelo on-premises, ou seja, nas instalações da própria empresa, ficará mais difícil de ser justificado.

Para finalizar a entrevista, apenas escolher e implantar um novo sistema de gestão de cobrança é suficiente? O que é necessário para o sucesso na utilização da ferramenta?

Um sistema é apenas uma ferramenta, e como toda ferramenta, é preciso aprender a manuseá-la. Para isso é necessário treinamento e, principalmente, engajamento dos usuários em dominar a ferramenta. Isso dificilmente acontece sem o incentivo e apoio da alta diretoria da empresa.

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