O REVICT e os demais sistemas de gestão para cobrança

A escolha de um sistema de gestão para cobrança e recuperação de créditos requer a análise de
múltiplos aspectos, dentre eles a plataforma tecnológica do sistema, as funcionalidades
oferecidas, e a experiência dos profissionais da empresa que oferece a solução.

No Brasil, o baixo resultado na recuperação de créditos das empresas ocorre, frequentemente,
pela fragmentação do processo operacional da cobrança. As empresas atuam de forma pouco
integrada e automatizada na cobrança, demandando recursos humanos para controlar e
executar as atividades rotineiras do processo. As elevadas taxas de recuperação de créditos
são obtidas quando as empresas utilizam um sistema de gestão abrangente e inovador, capaz
de articular diversos recursos e incorporar as etapas operacionais, permitindo um desenho
eficiente do processo de cobrança.

Logo, optar por soluções incompletas pode não ser suficiente para lidar com o problema da
inadimplência de forma eficiente, uma vez que a cobrança é um processo de múltiplas
dimensões. Os canais digitais estão cumprindo um papel importante atualmente, e os sistemas
devem oferecer portais de autoatendimento, chatbots e redes sociais. Devem oferecer telas
completas de informações dos clientes para ligações ativas de cobrança, envios de cartas
físicas, e enriquecimento cadastral, pois eles cumprem papel fundamental na cobrança de
várias empresas. Além disso, deve oferecer controles para terceirização do processo de
cobrança aos parceiros externos, como escritórios de cobrança, fintech de acordos e cobrança
judicial, bem como a possibilidade de realizar a negativação de clientes nos órgãos de proteção
ao crédito. Tudo isso acompanhado de recursos gráficos dinâmicos e ferramentas que mostrem
para o gestor os resultados alcançados e onde a cobrança pode ser melhorada, devendo até
mesmo indicar as melhores estratégias.

Um sistema de gestão eficiente deve permitir a interação ideal entre as ferramentas
tradicionais e as inovadoras de cobrança, para aumentar a recuperação e reduzir despesas
operacionais. Os sistemas eficientes permitem automatizar processos rotineiros, mitigar riscos
operacionais e manter as diretrizes de compliance e governança. Os benefícios para os gestores
de cobrança é a combinação do desempenho do departamento financeiro com a possibilidade
de divulgar e ser reconhecido pelas fontes de valor do seu trabalho.

No mercado brasileiro de cobrança e recuperação de créditos há poucos sistemas de gestão
concebidos especificamente para credores, que incorporam a dimensão e as funcionalidades
necessárias. A grande maioria das soluções disponíveis no mercado busca atender as
necessidades de participantes do mercado de cobrança, como os escritórios de cobrança, e
possuem menor abrangência operacional. Até mesmo os módulos de cobrança dos sistemas
ERPs não possuem a abrangência necessária para o redesenho operacional eficiente em
departamentos de cobrança e contas a receber de grandes empresas.

O sistema de gestão para cobrança REVICT, é uma solução totalmente na web, e foi concebido
para atender, com muita inovação, às necessidades dos departamentos financeiros de grandes
empresas. Ele tem por vocação entregar inovação contínua e um desenho operacional mais
eficiente para elevar as taxas de recuperação. O REVICT é o único sistema do mercado que com
apenas 2 telas transforma qualquer pessoa em um gestor especialista em cobrança.

A tabela a seguir apresenta um comparativo de funcionalidades de diferentes sistemas de gestão.
O Grupo 1 compreende 70% as soluções do mercado, e são mais restritos. O Grupo 2, entrega
controles adicionais e funcionalidades, porém não favorece a atividade dos gestores, não oferece
controles completos para a cobrança interna e externa e elevam a despesa financeira do
departamento. O REVICT oferece a solução mais completa e abrangente do mercado.

 

 

Do ponto de vista gráfico, é possível observar os estágios de eficiência obtidos pelos
diferentes sistemas de gestão de cobrança. Quanto maior for a abrangência, a inovação e o
número de funcionalidades observadas no sistema de gestão, maior tende a ser a recuperação,
e menor tende a ser a despesa operacional.

 

 

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