Na entrevista coletiva de apresentação da 27ª edição da pesquisa anual de uso de TI pelas empresas brasileiras realizada pela FGV, que pode ser acessada neste link http://hosting.desire2learncapture.com/FGV/1/Watch/326.aspx , os pesquisadores presentes discutiram sobre o atual momento do mercado de sistemas de gestão empresarial. Segundo eles, estão começando a acontecer os primeiros divórcios entre grandes empresas e grandes fornecedores de sistema de gestão empresarial. Este fato pode mudar a perspectiva de como os sistemas de gestão empresarial foram encarados nos últimos vinte anos. O pesquisador líder, Professor Fernando S. Meirelles, explica que as grandes empresas estão começando a buscar soluções de nicho que oferecem facilidade de integração com os principais sistemas de gestão das empresas.

Essa é uma boa notícia para os inovadores fornecedores de sistemas de gestão, pois a perspectiva é otimista, apesar do atual momento político e econômico do país.

Um exemplo são sistemas de gestão de carteiras de crédito e cobrança, que oferecem ao mercado um sistema especializado em gestão de cobrança na nuvem. As empresas não oferecem só o sistema, mas também toda parte de infraestrutura necessária para o sistema funcionar, isso significa, além de economia para as empresas, mais segurança, desempenho e tempo para focarem em sua atividade fim. Grandes empresas, bancos e financeiras já estão adotando este caminho para melhorar suas cobranças.

Além de ser uma boa notícia para os inovadores fornecedores de sistema de gestão, é uma boa notícia para os futuros e atuais profissionais de TI, principalmente aos desenvolvedores de software baseados em linguagens modernas voltadas para web/nuvem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *